Prêmio Melhor Artigo

Parabéns aos recipientes do Prêmio Melhor Artigo, 2021-2022

Humanidades:
Marc Hertzman, “Making Their Own Mahatma: Salvador’s Filhos de Gandhy and the Local History of a Global Phenomenon.” In B. Bryce, & D. M. K. Sheinin (Eds.), Race and Transnationalism in the Americas (pp. 140-158). (Pitt Latin American Series). University of Pittsburgh Press. (premiado)
Jamie Lee Andreson, “African Territoriality in Brazilian Cultural Heritage Policies.” Journal of Africana Religions (2022) 10 (2): 266–291. (menção honrosa)

Avaliadores: Ana Paulina Lee e Christopher Dunn
Ciências Sociais: David de Micheli, Racial Classification and Political Identity Formation, World Politics 73(1) 1–51, 2021 (premiado)

Vanessa Castañeda, Mucamas or Baianas? Black Female Empowerment and Cultural Representation in Bahia, The Latin Americanist 65(1), 9–34, 2021 (menção honrosa)

Avaliadores: Sidney Chalhoub e Fábio de Sá e Silva

Prêmios BRASA de Melhores Artigos/Capítulos

O Prêmio BRASA de Melhores Artigos/Capítulos reconhece os melhores artigos acadêmicos e capítulos publicados em volumes editados em Estudos Brasileiros que contribuem significativamente para promover a compreensão do Brasil. As submissões podem ser em inglês ou português. A BRASA concede prêmios de artigos/capítulos em anos ímpares, enquanto o prêmio de livro é concedido em anos pares para coincidir com o congresso bienal. O próximo Prêmio de Melhor Artigo/Capítulo será concedido na primavera de 2025 para publicações entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.

Para que um artigo/capítulo seja considerado para o prêmio, seu autor deve ser sócio da BRASA e estar em dia com taxas de filiação. Para peças em coautoria, pelo menos um dos autores deve ser sócio da BRASA. 

A BRASA concederá dois prêmios: um para melhor artigo/capítulo na área de Humanidades e outro para melhor artigo/capítulo na área de Ciências Sociais. Uma menção honrosa em cada categoria é possível mediante recomendação dos comitês de premiação. 

Para ser considerado para o prêmio, o autor precisa enviar a folha de rosto com as informações pedidas e um PDF da obra publicada por e-mail para BRASAprizes@tulane.edu

Além das informações de contato, os autores devem indicar se gostariam de ser considerados para o prêmio em Humanidades ou em Ciências Sociais. Cada membro da BRASA pode submeter um único artigo/capítulo (incluindo os em coautoria). 

O prazo de envio é 28 de fevereiro de 2023. Dois comitês separados serão formados – um para Humanidades e outro para Ciências Sociais. Os presidentes e membros dos comitês serão escolhidos pelo Comitê Executivo da BRASA. A Secretaria enviará uma carta aos vencedores e anunciará os vencedores por meio do site da BRASA e resumo até 30 de abril de 2023. Os vencedores serão reconhecidos e receberão uma placa no BRASA XVII Congresso na San Diego State University, abril de 2024.