Bolsa de Iniciação no Brasil
Brazilian Initiation Scholarship (BIS)
Vencedores da BIS 2020

Isabel Laterzo

é aluna de doutorado em Ciência Política na UNC-Chapel Hill

Valeria Meiller

é doutoranda em Literatura Latino-Americana e Estudos Culturais na Georgetown University

Lucy Andrea Quezada Yáñez

é aluna de doutorado em História da Arte na University of Texas-Austin

Jesse Rothbard

é Ph.D. aluno do Departamento de Espanhol e Português da Northwestern University

A Brazilian Initiation Scholarship (BIS – Bolsa de Iniciação em Estudos Brasileiros) é um componente essencial da agenda da BRASA para expandir os Estudos Brasileiros nos Estados Unidos. A BRASA convida inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação para uma bolsa de viagem única de US $ 1.500 para fazer pesquisa exploratória ou estudo de idiomas no Brasil. Esta bolsa tem como alvo brasilianistas aspirantes com relativamente pouca ou nenhuma experiência no Brasil. Ela procura contribuir para a viagem inicial do aluno (por um período de seis semanas a três meses), aumentar o interesse do aluno no Brasil e aprofundar seu compromisso com os estudos brasileiros nos Estados Unidos. Os alunos são incentivados a combinar esta bolsa de estudos com outros subsídios ou prêmios.

Informações sobre a inscrição

Elegibilidade

As propostas para a BIS serão revisadas de acordo com os seguintes critérios:

A maior prioridade será dada aos candidatos que se destacam no ensino superior, recém-formados que se inscrevem em programas de pós-graduação em estudos brasileiros ou latino-americanos com a intenção de concentrar seus estudos  no Brasil ou novos alunos de pós-graduação que já se concentrem no Brasil.


Estudantes de todas as disciplinas nas ciências humanas e sociais são elegíveis. Em casos excepcionais, serão consideradas as solicitações das ciências naturais (por exemplo, alguém em ciências ambientais que estiver escrevendo uma dissertação sobre a Amazônia ou poluição em São Paulo e que planeja continuar a pesquisa no Brasil).


Será dada preferência aos candidatos com pouca ou nenhuma experiência no país. Um estudante que solicitar financiamento para realizar uma viagem de pesquisa exploratória deve apresentar evidências no momento da solicitação de que alcançou pelo menos um nível intermediário de competência no idioma português, suficiente para realizar a pesquisa proposta. Os candidatos aprovados podem combinar o BIS com outras bolsas ou prêmios, desde que especifique claramente como os fundos serão gastos (por exemplo, a bolsa BRASA pode ser usada para cobrir custos de viagem, enquanto uma bolsa de outra fonte pode ser usada para despesas gerais, etc.). Os candidatos devem ser membros da BRASA no momento do envio.


Processo de inscrição: Uma inscrição completa (inscrições parciais não serão consideradas) incluirá os seguintes documentos: ( TODOS OS DOCUMENTOS EXCETO OS TRANSCRITOS E CARTAS DE RECOMENDAÇÃO DEVEM SER APRESENTADOS EM PDF OU WORD).
1. A página de rosto da incsrição (formulário de download)
2. Um projeto de duas páginas (fonte de 12 pontos, espaço duplo)
3. Um currículo de duas páginas ou CV;
4. Um orçamento especificando como os US $ 1500 serão gastos
5. No caso de alunos de graduação ou recém-formados, uma carta de intenção de estudar o Brasil na pós-graduação
6. Uma bibliografia de duas páginas sobre o tema do estudo e evidências de que o candidato alcançou pelo menos um nível intermediário de competência em português (a competência pode ser demonstrada por uma transcrição ou uma carta de um instrutor universitário de português)
7. Comprovação de que é membro da BRASA no momento da submissão
8. Duas cartas de recomendação de professores
9. Cópias dos históricos de graduação e pós-graduação
As cartas de recomendação e transcrições podem ser enviadas diretamente para a BRASA no endereço abaixo ou enviadas por e-mail. Inscrições sem associação à BRASA não serão consideradas. Todos os outros materiais devem ser enviados como parte do mesmo arquivo PDF ou Word em um único e-mail para brasa@brasaweb.org. Na linha de assunto do email, escreva “Submissão da BIS 2021 + seu nome” e nada mais. Critérios de Avaliação e Processo de Seleção: Para ser considerado para a bolsa, o projeto de duas páginas deve:
● Descrever de forma clara e coerente o envolvimento do projeto com o Brasil
● Demonstrar com a maior precisão possível a viabilidade do projeto de pesquisa exploratória proposto e como ele contribuirá para o desenvolvimento acadêmico do aluno.
● Discutir brevemente o papel que o trabalho realizado no Brasil desempenhará na formação do futuro curso de estudos acadêmicos do candidato (por exemplo, poderia ser o projeto inicial para uma solicitação maior de bolsa, fornecer a base de um trabalho preparado para apresentação em uma conferência da BRASA ou servir de base para futuras pesquisas no Brasil)

Relatório: Após a conclusão da experiência de pesquisa no Brasil, os destinatários devem enviar um relatório de duas páginas, em espaço duplo, para o Diretor Executivo da BRASA, resumindo suas atividades e identificando resultados acadêmicos relevantes. Além disso, uma declaração detalhada das despesas deve ser enviada ao Diretor Executivo da BRASA. Após a conclusão dos estudos no Brasil, a BRASA incentiva fortemente os destinatários a participarem de uma Conferência BRASA subsequente, a fim de relatar suas atividades.


Prazo para inscrição: 1º de fevereiro de 2022
Os prêmios serão anunciados até 28 de fevereiro de 2022. Para enviar uma proposta e para todas as outras correspondências relacionadas a esse prêmio, entre em contato com:

BRASA
Department of Spanish and Portuguese
302 Newcomb Hall
Tulane University
New Orleans, LA 70118-5698
Email: brasa@brasaweb.org