A Bolsa de Iniciação no Brasil Será Suspensa em 2024

Leonardo Derenze

está mestrando na
Universidade de São Paulo
Título do Projeto: “Ascensão e Queda do Regime Cafeeiro Brasileiro: Uma História Política e Global (1953-1958)”

Marina Dadico Amâncio de Souza

está doutorando na
Universidade da Califórnia em Santa Cruz
Título do projeto: “Entre Raízes Negras e Asfalto: Lutas Políticas Quilombolas no Oeste do Pará (1888-1988)”

A Bolsa de Iniciação ao Brasil (BIS) é uma componente chave da agenda da BRASA para expandir os Estudos Brasileiros. A BRASA convida candidaturas de estudantes de pós-graduação para uma bolsa de viagem com o valor de $3000 para fazer investigação exploratória no Brasil ou nos EUA. Um estudante sediado nos EUA e um estudante sediado no Brasil serão premiados. Para estudantes sediados nos EUA, a bolsa procura contribuir para a viagem inicial do estudante (por um período de pelo menos três semanas) para desenvolver contatos com estudantes e professores sediados no Brasil e iniciar pesquisa original relacionada com o Brasil. Para estudantes sediados no Brasil a bolsa procura contribuir para a viagem inicial do estudante (por um período mínimo de duas semanas), para desenvolver contatos com estudantes e professores sediados nos EUA e realizar investigação em apoio a um projeto focado no Brasil. Os estudantes são encorajados a combinar esta bolsa de estudo com outras bolsas ou prêmios.

Informações sobre a inscrição

As propostas para o BIS serão revistas de acordo com os seguintes critérios:

São elegíveis estudantes de todas as disciplinas nas áreas das ciências humanas e sociais. Em casos excepcionais, serão consideradas candidaturas das ciências naturais (por exemplo, alguém das ciências ambientais que esteja escrevendo uma dissertação sobre a Amazônia ou a poluição em São Paulo e que planeia continuar a investigação sobre o Brasil).

Será dada preferência aos candidatos que tenham pouca ou nenhuma experiência no país de destino. Os candidatos selecionados podem combinar o BIS com outras bolsas de estudo ou prêmios, desde que especifique claramente como os fundos serão gastos (por exemplo, a bolsa BRASA pode ser utilizada para cobrir custos de viagem, enquanto uma bolsa de outra fonte pode ser utilizada para despesas de subsistência, etc.). Os candidatos devem ser membros do BRASA no momento da candidatura.


Será dada preferência aos candidatos com pouca ou nenhuma experiência no país. Um estudante que solicitar financiamento para realizar uma viagem de pesquisa exploratória deve apresentar evidências no momento da solicitação de que alcançou pelo menos um nível intermediário de competência no idioma português, suficiente para realizar a pesquisa proposta. Os candidatos aprovados podem combinar o BIS com outras bolsas ou prêmios, desde que especifique claramente como os fundos serão gastos (por exemplo, a bolsa BRASA pode ser usada para cobrir custos de viagem, enquanto uma bolsa de outra fonte pode ser usada para despesas gerais, etc.). Os candidatos devem ser membros da BRASA no momento do envio.

Todos os outros materiais devem ser enviados juntos ou como um arquivo PDF em um único e-mail para BRASAprizes@tulane.edu. Na linha de assunto escreva “BIS 2023 Submission + seu nome” e nada mais. A carta de referência pode ser enviada separadamente; neste caso, é favor de acrescentar o nome do candidato no nome do arquivo.

1.         Um prospecto de duas páginas (espaço duplo, fonte de 12 pontos)

2.         Um currículo de duas páginas ou CV

3.         Um orçamento especificando como os US$ 3.000 serão gastos

4.         Uma bibliografia de duas páginas sobre o tema de estudo e provas de que o candidato alcançou pelo menos um nível intermediário de competência em português/inglês.

5.         Afiliação no momento da apresentação

6.         Uma carta de recomendação, de preferência do/a orientador/a


Critérios de Avaliação e Processo de Seleção: Para ser considerado para a bolsa, o projeto de duas páginas deve:

– Delinear de forma clara e coerente o compromisso do projeto com os Estudos Brasileiros

– Demonstrar com a maior precisão possível a viabilidade do projeto de investigação exploratória proposto e como este irá contribuir para o desenvolvimento acadêmico do estudante

– Discutir brevemente o papel que o trabalho realizado no Brasil ou nos EUA desempenhará na formação do futuro curso acadêmico do candidato (por exemplo, poderia ser o projeto inicial de um projeto maior, ou uma a base de um documento preparado para apresentação numa conferência da BRASA, ou servir como base para futuras pesquisas sobre o Brasil.)

Relatório: Após a conclusão da experiência de pesquisa no Brasil, os destinatários devem enviar um relatório de duas páginas, em espaço duplo, para o Diretor Executivo da BRASA, resumindo suas atividades e identificando resultados acadêmicos relevantes. Além disso, uma declaração detalhada das despesas deve ser enviada ao Diretor Executivo da BRASA. Após a conclusão dos estudos no Brasil, a BRASA incentiva fortemente os destinatários a participarem de uma Conferência BRASA subsequente, a fim de relatar suas atividades.


Prazo para inscrição: 31 de março de 2023
Os prêmios serão anunciados até 17 de abril de 2023.

Se você tiver problemas para iniciar ou renovar a associação, notifique-nos, mas envie sua inscrição.