Vencedores do Prêmio Tolman 2020

Carolina Helena Timoteo de Oliveira

Doutoranda, Stone Center for Latin American Studies

Universidade de Tulane

“Intersectionality, Resistance, and Empowerment in Contemporary Brazilian Hip Hop”

Atualmente, Carolina Helena Timóteo de Oliveira tem dois projetos de pesquisa engajados na comunidade: Primeiro, ela está realizando pesquisas etnográficas sobre desigualdades sociais relacionadas a raça, gênero e sexualidade no hip-hop brasileiro contemporâneo, bem como as maneiras pelas quais o hip-hop pode transformar espaços anteriormente abandonados. Além disso, ela está pesquisando o Vivencias, um programa de Belo Horizonte vinculado ao Projeto Florescer, um esforço para democratizar os serviços psicológicos para as comunidades LGBT+.

Iracema Souza Silva

Doutoranda em Sociologia e pesquisadora do LEDDE (Laboratório de Estudos das Diferenças, Desigualdades e Estratificação)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

“Estratificação horizontal por gênero e raça: um estudo de caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro”

O artigo de Iracema Silva é uma contribuição para uma pesquisa qualitativa baseada em dados sobre discrepâncias de poder no Brasil nas relações entre gêneros, raça e classe e como a desigualdade afeta as questões de oportunidade educacional, após as implementações de ações afirmativas legais (isto é, o sistema de cotas sócio-raciais) em prol da expansão e diversificação da admissão de estudantes em universidades públicas. Seu artigo discute especificamente a diversidade racial e de gênero dos alunos, bem como o problema da evasão em instituições altamente seletivas, em particular na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lua Gil da Cruz

Doutoranda, Departamento de História e Teoria Literária

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

“The Generation After: Contemporary Literature and Dictatorship”

Baseado em romances contemporâneos da ditadura civil-militar brasileira (1964-85), produzidos principalmente pelos autores de segunda geração, o presente artigo interroga os desafios éticos e estéticos enfrentados por esses escritores da violência e experiência traumática, cujas narrativas não podem ser legitimadas pelos meios estabelecidos de credenciamento de produção de memória, dado o vazio nessas narrativas de conteúdo testemunhal, confessional ou baseado em arquivo.

Marcela Heráclio Bezerra

Ph.D. estudante de história contemporânea

Universidade de Coimbra – UC

“The Pernambucan Canefields in the 1980s”

Marcela Heráclio Bezerra está atualmente pesquisando as condições de trabalho das mulheres rurais na região produtora de cana da Zona da Mata de Pernambuco na década de 1980. Ela examina a questão de como naturalizam-se as noções de trabalho das mulheres na esfera doméstica, além de outras tarefas, como cortar cana, fertilizar os campos e cultivar a terra, com as quais as mulheres dessa região estão sobrecarregadas, além do trabalho doméstico.

Candidatar-se ao Prêmio Jon M. Tolman

O Prêmio Jon M. Tolman foi criado para ajudar alunos com suas despesas de viagem. Este prêmio é patrocinado pela BRASA e destina-se a estudantes que apresentarão no Congresso BRASA XV. Cada vencedor receberá um prêmio de US $500 e a isenção das taxas de inscrição para o congresso.

O comitê fornecerá 4 prêmios. Os candidatos devem ser membros da BRASA no momento do envio. As inscrições devem incluir os seguintes itens:

  • Página de rosto (faça o download do BRASA.2020.CoverSheet.Tolman)
  • Resumo do trabalho a ser apresentado na BRASA XV
  • Uma breve descrição de não mais do que 2 páginas em espaço simples de como o artigo se encaixa na tese ou dissertação do candidato
  • Currículo
  • Uma recomendação, de preferência do orientador do candidato (anexada pelo candidato no mesmo e-mail com a inscrição)

Pedimos que você envie todos os documentos em um único e-mail para brasa@brown.edu. Se preferir, a carta de referência pode ser enviada separadamente. Nesse caso, adicione o nome do candidato ao nome do arquivo

Na linha ASSUNTO, escreva: Seu nome completo + 2022 Solicitação do Prêmio Tolman
Inscrições parciais ou enviadas após o prazo não serão consideradas.

Prazo para inscrição: 1º de fevereiro de 2022

Os prêmios serão anunciados até 28 de fevereiro de 2022 e os ganhadores serão reconhecidos na cerimônia de encerramento da BRASA XV.